06 fevereiro 2015

Livro: Persuasão (Jane Austen)


Completei no ano passado a minha coleção de livros da Jane Austen (aqueles pockets da BestBolso) e, como estava com saudades dos seus romances, resolvi ler Persuasão - na verdade porque era o mais curtinho dos que eu ainda faltava ler! Hihihih :3

A história, que foi publicada originalmente em 1818 e foi a última escrita pela autora, gira em torno de Anne Elliot, que vive com o seu pai, o baronete Walter Elliot, e sua irmã, Elizabeth (que passou a tomar conta da casa após a morte da mãe). Devido aos gastos exacerbados, a família resolve alugar sua propriedade aos Croft e se mudam para Bath.

Anne tem outra irmã, Mary, que é casada com Charles Musgrove e vive Uppercross Hall. A protagonista é a única que consegue conviver com o caráter de Mary e sempre que possível passa um tempo em sua propriedade para cuidar da saúde da irmã.


Imagens do filme de 2007 pela BBC

Nessas idas e vindas à Bath, ao vilarejo de Uppercross Hall e à propriedade alugada por sua família - entre passeios, bailes, jantares -, a moça reencontra o seu antigo amor, Frederick Wentworth. Ambos foram noivos há 8 anos, mas Anne acabou sendo persuadida por sua amiga e mentora, Lady Russell, e rompeu com o rapaz pois era pobre na época - atualmente ele é um oficial da marinha. Agora, com 27 anos, sente-se arrependida já que tudo indica que Wentworth está atraído por sua vizinha Louisa Musgrove, e seu primo Mr. William Elliot e herdeiro de seu pai deseja tomá-la como sua noiva - e todos os rumores da sociedade em que vive apoiam a decisão.


O trailer do filme de 2007 pela BBC

Confesso que o livro não é dos meus favoritos da autora e penei para lê-lo: muitas vezes parei com a leitura porque achava tudo muito enrolado; apesar de a história ter sido mais curta que as demais, não me envolvi tanto. Contudo, é um bom livro para termos uma noção de como era a cultura da classe alta britânica em meados do século XIX, e o aprofundamento psicológico das personagens e as reflexões sobre o amor e a capacidade de persuadir (e também de amadurecer e se livrar dessas amarras de ser persuadida facilmente) que a autora promove são incríveis!

"Há casos em que um conselho pode ser tanto bom quanto mau - dependerá dos acontecimentos."

Exitem algumas adaptações da obra tanto para televisão como para cinema. Recentemente assisti ao filme de 2007 da BBC, estrelado por Sally Hawkins e Rupert Penry-Jones: não é tão fiel ao livro - achei a Anne um tanto mais sentimental, inclusive, e o enredo um pouco mais dramático -, mas é uma ótima adaptação!

Fontes: Wikipédia e Filmow

6 comentários:

  1. Ainda não li, mas eu quero hahahahhhahahaha e muito

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dos livros da Jane Austen, mas tive uma experiência não muito boa com uma versão de razão e sensibilidade: Razão, Sensibilidade e Monstros Marinhos. Foi chatinho, também larguei a leitura várias vezes, mas faz parte, né? haha

    ResponderExcluir
  3. Da Jane Austen eu só li Orgulho e Preconceito, e desde então venho querendo ler mais livros dela, mas tá complicado!

    Beijos!

    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li um livro da Jane Austen, mas preciso, desesperadamente!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum da autora
    mas achei este com uma resenha bem legal
    Criei uma conta recentemente no instagram, adoraria que você me seguisse @carolinacf
    beijão
    www.carolinafaria.com.br
    facebook.com/blogcarolinafaria

    ResponderExcluir
  6. Jane Austen é fantastica. Adoro!
    Fer, obrigada por suas visitas assíduas, fico tão feliz com seus comentários que até citei você na fanpage do blog.
    Beijoo

    ResponderExcluir