05 janeiro 2015

Retrospectiva: 2014

Ano novo, metas novas: uma delas é voltar (finalmente!) com o blog e atualizá-lo pelo menos uma vez por semana. E, para manter o hábito, a primeira postagem de 2015 será uma retrospectiva (pessoal) sobre o ano passado! :)

Parte da galera que reencontrei em 2014

Todos os anos costumo organizar as retrospectivas por meses, mas neste farei diferente. Inspirada nos blogs da Julis, Jeh e Poly, desta vez dividirei pelos temas que foram mais significativos para mim em 2014!



Reencontros
Ao longo do ano, reencontrei diversas pessoas que me marcaram em alguma fase da minha vida. Amigos da época da escola, faculdade, do curso de gastronomia... Reencontros sem aquela pressão de cobranças, como "poxa, você nunca mais deu notícias!" - porque todos sabemos como a rotina e nossas obrigações acabam nos impossibilitando de ter encontros mais frequentes -, mas sim de compartilhar as novidades, fofocas e relembrar bons momentos como se nunca tivéssemos perdido qualquer contato. Preciso de mais neste ano! :)


Nóis

Meu player 2 

Acredito que apenas o "amor" (aquilo que você pensa ser amor, na verdade) não sustenta uma relação, e sim o respeito pelo outro, a vontade das duas pessoas de fazer dar certo, e as características de ambos precisam se encaixar - pelo menos pensando nas experiências que tive. Agradeço, é claro, aos relacionamentos passados pois me serviram de aprendizagem: aprendi, especialmente, que não existem pessoas completamente erradas, mas sim a pessoa errada para você. O que talvez você considere um ponto fraco no relacionamento, para um outro alguém isso sequer incomoda ou uma outra característica consegue se sobrepor e fazer tudo valer.

Encontrei em 2014 alguém para compartilhar de bons e maus momentos. Alguém para dormir até tarde do meu lado, que tem o mesmo senso de humor que o meu, que consegue ficar horas assistindo comigo algum filme ou seriado, que respeita os meus momentos solitários no iPad ou com alguma leitura - e que pega algum jogo ou livro, fica perto de mim e me acompanha em muitos desses momentos -, que não me dá broncas desnecessárias, que me faz rir mesmo quando estou triste, que tem gostos, princípios e objetivos muito parecidos com os meus, e que é o meu player 2 - porque se o vídeogame é meu, eu que escolho o joystick! #regrassãoregras

Algumas vezes me sinto assustada com tanta novidade, porque nunca imaginei que manter um relacionamento poderia ser assim tão fácil, tão leve. Sem pressão, sem cobranças, sem preocupações idiotas, sem brigas por besteira... Simples assim! E somente essa realização já faz 2014 ter sido bastante significativo para mim!

Meu espacinho no Instagram

Instagram
Assim que comprei o meu primeiro smartphone e instalei o app do Instagram, prometi para mim mesma que em 2014 iniciaria o projeto #umafotopordia para manterem registradas através de fotos algumas memórias do ano. Acabei deixando o projeto pra lá - não gostei muito da obrigatoriedade de publicar fotos todos os dias, especialmente porque não tinha tanta coisa para mostrar de diferente em cada um, e porque eu me esquecia também XD  -, mas publiquei diversas imagens. Algumas delas, inclusive, foram bem úteis para que eu me relembrasse do ano que se passou e escrevesse este post. Quem quiser acessar, basta clicar aqui!

Presentinhos que ganhei de Natal *-*

Leituras, jogos e seriados
Como já é de costume, dediquei parte das minhas horas livres lendo, jogando ou assistindo a algum seriado. No entanto, diferente do que foi em 2013, acabei lendo mais do que o habitual (comparando com 2013) e aumentando meu acervo com materiais que comprei ou que ganhei. Além de livros e HQs, retomei a leitura de mangás: voltei a ler Love Hina, comecei algumas séries novas como Usagi Drop e Afterschool of the Earth e li outros em volumes únicos (O cão que guarda as estrelas foi um deles!). Quanto aos seriados, comecei e terminei How I met your mother (que decepção com o final!), me apaixonei por Hora de Aventura (tanto que comecei a minha coleçãozinha com a ajuda do meu namorado), conheci Metalocalypse e Vikings, e acompanhei as novas temporadas de Game of Thrones e The Walking Dead. Não consegui passar muito tempo jogando, mas alguns games que fizeram parte do meu ano (mesmo que bem pouquinho) foram The Sims 4, Hearthstone, Starbound e South Park: The stick of truth (esse consegui terminar!). Em breve pretendo fazer algumas resenhas aqui pro blog!

Eu em modo Felícia, gato na caixa, gato rosquinha e gato mlk zika

Gatinhos também são legais!
Se me perguntassem há um ano qual era o animal que eu menos gostava, responderia sem precisar pensar: gato! "Porque é um bicho muito egoísta e que não demonstra carinho algum!" Não sei de onde tirei essa justificativa - talvez por alguma experiência passada -, mas depois que comecei a namorar com o Conrado e passei a ter contato com os seus quatro gatos, mudei minha convicção! Tanto que, se fosse escolher um animal hoje, seria um gatinho - minha primeira opção seria um cachorro se eu não tivesse essa alergia ferrada!

RepLago +18 em Fevereiro

Acampamento
Desde quando era pequena, um dos meus sonhos era passar as férias em um acampamento para quebrar a rotina, fazer novos amigos e ficar, por um tempo, longe dos meus pais. Infelizmente nunca tivemos condições financeiras para realizar tal sonho (na minha época custava muuuuito caro!). No mês de Fevereiro do ano passado, a convite de uma amiga, fui pela primeira vez em um: o RepLago, mas em versão +18 e em apenas um final de semana (mas parece até que durou muito mais tempo!). Conheci muita gente legal e encarnei nesses três dias o meu lado criança sem medo de sofrer qualquer tipo de julgamento: participamos de festas e de diversos jogos e brincadeiras, cantamos, dançamos, nadamos, comemos coisas gostosas... Bem, achievement completed!

Momento narcisista: Finalmente achei o tom certo!

Mudanças capilares
Vocês já viram nos posts anteriores que mudei (e muito!) as minhas madeixas ao longo do ano passado - tanto que fui até chamada de Ninfadora Tonks, diversas vezes, pelo namorado! Primeiro fiz californianas cor-de-rosa e depois resolvi ficar ruiva... E até encontrar o tom perfeito, demorou diversas tingidas! Mas atualmente estou satisfeita com a tom atual e em breve publico mais um capítulo da minha saga ruiva! :)

Psicopedagogia: Essa turma do barulho que apronta enormes confusões!

Pós-graduações e outros cursos
Em 2014, conclui mais uma especialização: desta vez em Educação Infantil! Iniciei outra pós-graduação, em Psicopedagogia clínica e institucional, e tenho me apaixonado pela área! Quando comecei o curso tinha interesse apenas na parte institucional, mas me interessei demais pela clínica também - tanto que até penso em abrir a minha própria, quem sabe! Também fiz alguns cursos livres, oferecidos pela SME-SP, como os de formação para professores de Informática Educativa da rede, o Imprensa Jovem e o Imprensa Jovem Online.

Primeira tattoo: só falta mais uma sessão! :)

Minha primeira tattoo
Após quase 10 anos pensando e repensando, tomei vergonha da cara e comecei a fazer a minha primeira tatuagem! Levei tanto tempo pois queria escolher com cuidado a ilustração (que tivesse um significado legal para mim), a região do corpo e tatuadora para que não corresse o risco de me arrepender - sempre que faço algo por impulso, acabo de arrependendo! Bom, falta ainda uma sessão para terminar minha tattoo, mas já estou apaixonada por ela e pensando nas próximas!

Parte da turminha do Imprensa Jovem

Projeto: A revista virtual da escola
Assim que assumi o cargo de professora orientadora de Informática Educativa (2013), comecei com um projeto de Imprensa Jovem com um grupo de aproximadamente 30 alunos na escola onde trabalho. Em 2014 nosso projeto começou a ter um destaque maior e passamos a escrever mais textos para o nosso blog, jornais-mural e boletins informativos que distribuímos pela unidade, e a produzir vídeos. Fomos convidados também a cobrir diversos eventos externos, como a Bienal do Livro e o lançamento da Revista Magistério, e entrevistamos diversas pessoas como atual secretário de educação Cesar Callegari. Tenho aprendido muito com esse projeto - especialmente a ser mais paciente, a ouvir e a considerar todas as ideias propostas pelos alunos - e meus melhores momentos de minhas semanas muitas vezes se resumem aos nossos encontros, porque além de produzirmos novos materiais, me divirto demais com esses meninos!

Na Pinacoteca, ingressos do Týr e Korpliklaani, no show do Sonata Arctica e na Comic Con Experience

Shows e eventos
Encontrar uma pessoa que compartilha da maioria dos meus interesses é uma mega vantagem pra mim, já que podemos fazer muitas coisas que gostamos juntos e ter boas lembranças! Em 2014, fui com o meu namorado aos shows do Sonata Arctica (sonhava com esse momento desde 2003!) e das bandas Týr e Korpiklaani. Visitamos também alguns eventos e gastamos algum dinheiro por lá: Anime Friends, Bienal do Livro (que fui também com os meninos da revista) e Comic Con Experience, e fomos à exposição do Ron Mueck na Pinacoteca.

O journals e livros interativos

Journal e livros interativos
No meu aniversário, ganhei do Conrado um journal do Game of Thrones. Fazia tempo que queria recomeçar um diário e anotar diversas das minhas memórias, fazer desenhos, colar fotos, ingressos, e outras lembranças, e só precisava deste empurrãozinho! Passei depois a dedicar as minhas horas livres também fazendo registros em alguns livros interativos, como os Listographies, Uma página de cada vez e Termine este livro. Fazer este tipo de atividade tem sido uma terapia pra mim, e notei que tenho me sentido mais criativa e motivada.

Mesmo que não interesse a mais ninguém, gosto de fazer essas retrospectivas pois me dão uma dimensão maior dos anos que já se foram e me fazem pensar nas metas que preciso estabelecer para os anos seguintes. Apesar de as mudanças não dependerem apenas de uma mera virada de ano, me sinto mais animada já que é como se eu tivesse uma folha em branco para desenhar ou reescrever minha história. Bom, por enquanto é só! Um ótimo ano pra vocês e tem mais daqui a uns 365 dias! :)

Um comentário:

  1. Oi Fer!
    *____* amei a sua retrospectiva, nunca fiz algo do tipo no meu blog!
    Gostei muito de tudo, acho que devemos aproveitar a vida ao máximo, fazendo as coisas que nos fazem felizes!
    Felicidades e Feliz Ano Novo!

    Obs.: Amo The Sims!

    ResponderExcluir