15 janeiro 2015

Leitura: Guia de fotografia para iniciantes (Fotografe Melhor)

Desde quando comprei a minha câmera DSLR decidi que gostaria de aprender a fotografar, mas não tinha tempo e nem paciência para ter a devida dedicação. Mas 2015 começou e, junto com um novo ano, sempre estabeleço algumas metas novas: uma delas foi aprender essa arte, mesmo que seja para publicar apenas aqui no blog ou guardar algumas recordações!


O material, da editora Europa

A princípio pensei em fazer um curso, mas é tanta dívida que quero eliminar neste ano que acabei mudando de ideia. Em uma das minhas idas ao FNAC, encontrei o Guia de fotografia para iniciantes, material produzido pela equipe da revista Fotografe Melhor. Na época paguei aproximadamente R$40 e o livro ficou arquivado aqui na minha estante até eu resolver tirar as teias de aranha e estudar!




A diferença entre ISO, obturador e abertura

Praticamente devorei o livro nestes últimos três dias: o material é bastante didático, com explicações sempre acompanhadas por fotos e os termos técnicos são apresentados aos pouquinhos - para não complicar a vida de quem não manja nada como eu!



Um dos exercícios práticos

Ele é dividido em sete capítulos: equipamentos, onde são descritos os diferentes modelos de câmeras, seus acessórios e formatos de imagem; exposição, com explicações detalhadas sobre cada um daqueles modos disponíveis nas máquinas, assim como o que é o ISO, obturador, abertura, entre outras informações; foco, e a diferença entre o manual e automático, como configurar os pontos focais; objetivas, ou seja, as diferenças entre as lentes; luz natural e as técnicas para baixa iluminação, contraluz, flare, balanço de branco, controle de luz, etc.; flash e como utilizar o embutido e o externo; e tratamento de imagem. Além de toda a teoria, a maioria dos capítulos possui exercícios práticos!


Estudando o White Balance

Para quem não entendia nada do assunto, acredito que adquirir este material foi um prato cheio! Aprendi inúmeras funções que sequer sabia que existiam na minha câmera, assim como diversos conceitos (ufa, finalmente sei diferenciar ISO, de obturador e abertura!). E me sinto muito mais animada em fotografar: antes costumava ficar com raiva porque minhas fotos não ficavam exatamente como planejava (ora estava escura demais, ou com ruídos, ou a profundidade do campo não estava como eu queria) e deixava tudo pra lá; agora minhas fotos estão muito melhores do que antes (não "exemplares", é claro!) e tenho muito mais consciência do que estou fazendo com o meu equipamento!


Brincando com a profundidade do campo

Deixo ao longo do post algumas fotos que tirei para "treinar" enquanto estudava os capítulos. Lembrando que a minha preocupação não foi bem com o enquadramento, já que eu procurei apenas colocar em prática o que era apontado em cada exercício, e que balanceei o brilho e contraste utilizando o Photoshop. Mas, se entende de fotografia e gostaria de dar algumas dicas, ficarei muito agradecida se deixar nos comentários! :)


Treinando no modo Av


Tentando criar uma silhueta


Equilibrando o WB e brincando com a profundidade


Utilizando o modo de prioridade de velocidade


Mais profundidade...


Usando o panning para obter um borrão na imagem

2 comentários:

  1. Eu li esse guia e ele é bom, apesar de ter algumas falhas *_*
    Assim que se livrar um pouco das responsabilidades (to nessa tbm=() faça um curso ou workshop vc vai amar =D
    É divertido e aprendemos muita coisa

    ResponderExcluir
  2. Ainda me considero uma iniciante, mesmo tendo minha câmera há mais de um ano e meio. :P
    Gostei do livro, fiquei interessada. Tem muita coisa "básica" que eu ainda não aprendi, por que meus estudos foram todos feitos pelo Sr. Google, dai ficou espalhado e aleatório. Até hoje não sei configurar os pontos de foco.
    Vou dar uma pesquisada por esse livro aqui, valeu a dica. :D

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir