18 julho 2014

Livro: Como você pode rir de uma coisa dessas? (Dagsson)


HQ recomendada para maiores de 18 anos

No meu aniversário, entre algumas obras do (ou sobre) o Tolkien e um journal do Game of Thrones (em breve posto aqui também!), ganhei do meu namorado (♥) o livro Como você pode rir de uma coisa dessas?, uma coletânea de outras três edições do cartunista islandês Hugleikur Dagsson lançada em 2005, que chegou no Brasil apenas neste ano - chegou tarde, mas chegou! =)

Não precisei nem abrir para me interessar, já que fiquei bastante curiosa ao ler um dos comentários na contracapa (especialmente por repetirem a palavra ofensivo três vezes):

Eu não sei o que é pior a respeito deste livro pequeno e tão ofensivo: seu conteúdo ou o fato de que uma editora tenha achado por bem publicá-lo. Seja como for, é simplesmente um lixo ofensivo, desenhado por alguém que tem tanto talento quanto meu cachorro, e cujo texto é tão ofensivo quanto possível. Esse escritor e desenhista não tem talento algum, e este livro nunca deveria ter sido publicado. É desprezível, grosseiro e enojante, e essas são as palavras mais positivas que eu poderia usar para descrevê-lo. Não quero tal livro na minha casa, vou colocá-lo no lixo reciclável na esperança de que seu papel possa ser reaproveitado em um título mais merecedor. Dagsson aparentemente é o mais famoso cartunista da Islândia. Que Deus os ajude se isso for verdade! (Gateway Monthly)


Algumas das tirinhas mais leves. A qualidade não está 100% porque são fotos do livro!

O livro traz uma série de tirinhas com traços ao estilo Cyanide & Happiness com situações constrangedoras e conteúdos politicamente incorretos: canibalismo, zoofilia, alcoolismo, pedofilia, violência, bullying, entre muitos outros. E por que o meu namorado me daria um livro tão horroroso? Porque eu aprecio, sim, humor negro! Mas aquele humor negro que nos gera uma certa reflexão a respeito de questões sociais, com uma crítica de pano de fundo, e não aquele repleto de preconceitos, discriminações e intolerância que só serve pra deixar determinados grupos (raças, credos, gêneros, etc.) lá embaixo. Não, no meu ponto de vista essa não é a intenção do livro, e se você enxergou por esse lado talvez o babaca preconceituoso é - tchanans - você!

Sim, eu ri da maioria das tirinhas! Como posso? Mas muitas delas também me serviram para refletir. E se você também não é um metido a moralista chato, talvez esta obra islandesa te promova alguma diversão e posterior reflexão! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário