29 agosto 2013

Cartoon: Juro que vi

Como é hábito de muitos professores abordar a temática do folclore em Agosto, uma amiga minha (também professora de informática educativa da rede), a Michelle, me indicou a série de desenhos animados Juro que vi para apresentar aos alunos. Juro que vi estreou na televisão no ano de 2010, foi exibido nos canais TV Rá-Tim-Bum, TV Cultura, TV Brasil e TV Escola e ganhou diversos prêmios.


Imagens dos episódios

A produção é brasileira e cada curta (de aproximadamente 13 minutos) remete a uma personagem lendária do nosso folclore. São cinco episódios no total (Iara, Saci, Boto, Curupira e Matinta Perera) que foram feitos junto aos alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.


Me encantei demais com a mensagem transmitida no episódio do Saci!

Os traços de alguns deles me lembraram muito os filmes da Disney, assim como a coloração, e há também efeitos em 3D. Como ainda não conhecia nenhum cartoon produzido em nosso Brasil varonil, fiquei impressionadíssima com a qualidade - um tapa na cara pra quem pensa que brasileiro só sabe produzir porcaria! Além de os episódios serem bastante divertidos, também contribuem para que façamos algumas reflexões e nos permite conhecer também um pouco a respeito das culturas e histórias de diferentes regiões de nosso país.

As crianças gostaram demais dos episódios que foram exibidos nas aulas até então, mas eu também me apaixonei! Mesmo que não tenha contato com crianças, assista e se encante também!

7 comentários:

  1. Muito bacana ... minha mãe e professora, e também usa desenhos para ensinar .. eu adoro a tv cultura para crianças ajuda muito (para educação, além de programas saudáveis) ..

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti, adoro ver esses desenhos , principalmente se for da TV Cultura, só não gosto da DORA!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ensinar a cultura do nosso país para as crianças, já que não se divulga muito isso.

    Eu vi o seu quase ursinho, quase morri de rir e até me afoguei porque estava comendo bolacha. kkkk. Ele ficou muito engraçado com as pernas e braços abertos e aquele olhar sexy. kkkk. Na verdade o urso que vc pegou o molde não é tão lindo assim, então está perdoada. Vou tentar pra ver se consigo tb. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fernanda!
    Muito boa a qualidade e temos muitos brasileiros trabalhando com animação em grandes produtoras espalhadas pelo munto. Até mesmo na Pixar! Perfeito o Paulo Betti como narrador.
    Agora vou pesquisar Matinta Perera que nunca ouvi falar!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. ameei! deve ser muito bom!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:05 PM

    Eu assisti isso na Tv cultura, meus primos pequenos se amarram rs.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei bonitinho, também lembrei de alguns desenhos dá Disney, principalmente vendo os cavalos.

    ResponderExcluir