28 junho 2013

Sites: Repositórios de recursos virtuais

Durante a graduação, uma das frases que ouvia com frequência dos meus professores era: "nós não vamos dar receitas prontas!". Um dos objetivos do curso de Pedagogia era fazer com que entendêssemos as diversas teorias para que no dia-a-dia de sala de aula conseguíssemos colocá-las em prática de maneira significativa. Isso, no entanto, nunca nos impediu de termos contato com planos de aulas ou recursos utilizados por outros professores para nos inspirarmos (e não copiarmos), desde que considerássemos as realidades e necessidades dos nossos alunos.

Quando tenho algum projeto, sequência didática ou até "atividades soltas" em mente para desenvolver e preciso de inspirações, ou mesmo quando já delimitei todos os objetivos e preciso de recursos, recorro aos chamados "repositórios de recursos virtuais". Eles são espaços que armazenam objetos de aprendizagem, ou seja, materiais (vídeos, softwares, fotos, áudios, simuladores, etc.) que podem ser reutilizados e que auxiliam os professores na elaboração de suas aulas. Hoje vou deixar alguns desses repositórios como dica, que talvez sejam bastante úteis!


Banco internacional de objetos educacionais: Repositório organizado pelo MEC que inclui por volta de 19mil objetos para todos os níveis de ensino. É possível realizar buscas por áreas, como alfabetização, ética, história, geografia, entre muitas outras.



Dia a dia educação: Portal educacional do Estado do Paraná organizado por diversos temas. Cada um destes temas traz uma seção chamada "recursos didáticos".


Futuratec: Repositório do canal Futura que armazena diversos dos seus vídeos que são organizados por categorias ou pelos nomes das séries de televisão.


Portal do professor: Portal também organizado pelo MEC, onde os recursos são organizados também por coleções.


TV Escola: Site do canal TV Escola que, além de conter diversas dicas pedagógicas, traz também uma videoteca.


Wikimedia Commons: Projeto irmão do Wikipedia, reúne fotos, sons e vídeos do mundo inteiro.


YTeach: Repositório com materiais (incluindo games) das diversas áreas do conhecimento em inglês.

2 comentários:

  1. Boa noite Fernanda. Colega de trabalho; seja bem vindo ao grupo de POIE. Você tem trabalhos interessantes com a molecadinha. E o blog é muito bom para poder pegar alguns assuntos pertinentes à educação, lógico com a sua permissão, rs.
    Se me permite você é bem elétrica no que busca. Parece que se mistura rock e educação. É, até temos alguma coisa em comum, rock. É bom trocar experiências, um aprende com outro e outros, outros...
    Se me permite muito bonita e fã de Kiss.
    Me apossei de um repositório do canal futura. Ok.
    Renato Poie - EMEF Padre Chico Falconi no edmodo.

    ResponderExcluir
  2. Que dicas interessantes!
    eu já conhecia o Tv Escola, e gosto muito dos conteúdos deles!
    bjsss

    ResponderExcluir