29 junho 2013

Livro: Orgulho e preconceito (Jane Austen)

Mais uma dica de um romance clássico da Jane Austen em menos de uma semana! Orgulho e preconceito foi originalmente publicado em 1813 e a história começa quando Charles Bingley, um jovem cavalheiro rico, adquire uma mansão em Netherfield. Sua propriedade fica próxima à Longbourn, onde reside a Sra. Bennet com o marido e suas cinco filhas, que logo fica desesperada para apresentar suas pupilas ao rapaz e tentar casar uma delas.

A família vai então a um baile onde são apresentadas à Bingley, à sua irmã, Caroline, e ao seu amigo Fitzwilliam Darcy, e a beleza de Jane Bennet, a mais velha das irmãs, logo é notada pelo primeiro cavalheiro. Elizabeth, a segunda irmã, no entanto, acaba sendo criticada por Darcy, que também é um rapaz rico, proprietário da famosa Pemberley, em Derbyshire, e devido ao seu status é bastante orgulhoso.


Imagens do filme de 2005

- Como começou? - perguntou ela. - Posso compreender perfeitamente como evoluiu depois do primeiro passo; mas o que o impulsionou?
- Não posso fixar a hora, o lugar, o olhar ou as palavras que basearam meus sentimentos. Começou há muito tempo. E já estava no meio antes que eu percebesse que tinha começado.

O desenrolar da história traz esses encontros e desencontros entre essas e outras personagens, enfocando no orgulho exacerbado de algumas, bem como o preconceito de outras (especialmente relacionadas às posições sociais), tendo Elizabeth como protagonista - que acaba mudando os seus conceitos no decorrer. Assim como acontece com o romance Emma, há um grande aprofundamento nas personalidades e destaco ainda os diálogos que são muito bem construídos pela autora - a grande maioria com um tom irônico e bastante divertido!

Orgulho e preconceito deu origem a várias adaptações, entre elas duas para televisão, quatro para o teatro, diversas em livros por outros autores, e quatro para o cinema: uma sendo o filme de 2005 estrelado por Keira Knightley (indicada ao Oscar pela interpretação) e Matthew Macfadyen, que assisti nesta semana e achei tão maravilhoso quanto o livro!

Para saber mais: Wikipédia

6 comentários:

  1. Oi linda tb?
    Obrigadopelasua visita viu
    então quanto a sua pergunta
    minhas parcerias são como meio de contato através do site das empresas colocando minha proposta
    quem sabe vc consiga tbm cada empresa tem suas regras algunhas não tem easvezes demoram um pouco para responder ok
    boa sorte
    bjoss...linda
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li Orgulho & Preconceito!! Me julgue!

    Não sei por quê mas fui deixando pra depois, acabei vendo o filme com a Keira e amei! Achei super fofo e, se eu ler o livro, vou colocar esses atores no lugar dos personagens, achei muito fofo! O filme é bem parecido com o livro? A linguagem é "rústica", vocabulário complicado? Pra ser sincera não tenho muita paciência para livros assim... :x

    Adorei o post! ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li, mas tenho vontade.
    É um dos clássicos que eu preciso ler. Vi um kit com clássicos e capas lindas, quem sabe eu compre XD
    Vc gostou da leitura? Achou a linguagem tranquila?
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Poly! A linguagem é bem tranquila sim! Apesar de ter sido escrito há 200 anos atrás, não é nada muito rebuscada.

      Excluir
  4. já peguei umas 2 vezes para ler e nunca termino.
    Acho que é porque vi o filme (que é bem legal) e acabo desistindo de ler até o final



    ResponderExcluir
  5. O livro é muito bom. O filme é fantástico.
    Gosto muito de ambos.
    Sempre gosto de rever pelo menos uma vez por ano.
    beijos,
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir