02 maio 2013

Sala de aula: Os cinco sentidos

No segundo semestre de 2012, meu grupo e eu desenvolvemos para o curso A criança de 6 anos no Ensino Fundamental um projeto para o módulo de Artes que chamamos de Os cinco sentidos. Além de fazermos com que as crianças aprendessem e ampliassem conceitos relacionados à área de Natureza e Sociedade, desejávamos que com esse projeto elas também:


As duas primeiras etapas

• Aumentassem suas percepções aguçando os diferentes sentidos para produzir suas obras;
• Percebessem que não existe certo nem errado quando fazemos arte e que cada criança pode produzir uma obra bem diferente das demais;
• Utilizassem diferentes tipos de materiais para produzirem suas obras.

Coloquei este projeto em prática com a minha turminha de primeiro ano, que foi desenvolvido em cinco etapas. Para introduzir a cada uma delas, lia um conto do Almanaque dos Sentidos, da autora Carla Caruso, pedia para que identificassem qual era o sentido de destaque do conto e lia outros textos de caráter informativo. Após a produção de cada obra, selecionava algumas para que seus artistas apresentassem aos colegas e contassem que materiais utilizaram, porque os escolheram, o que acharam da atividade, e fazia intervenções conforme necessário.

1. A visão
Após ler o conto Perseu e a Medusa, propus para que dessem uma volta pela escola, procurassem objetos que despertassem o sentido da visão e os registrassem através de desenhos.

2. O olfato
Li o conto A Moura Torta, levei para a sala de aula alguns copos descartáveis com condimentos (canela, orégano, queijo ralado, etc.), vendei os olhos de algumas crianças e pedi para que os identificassem. Depois dessa experiência sensorial, li um texto sobre a profissão de perfumista, apresentei aos alunos algumas propagandas de perfumes e propus para que criassem os seus próprios perfumes e inventassem sua propaganda, utilizando ou não como ingrediente principal os condimentos que foram levados.



A terceira e a quarta etapa

3. A audição
Em uma roda da conversa no pátio da escola, li Laila e as bruxas do castelo obscuro, e solicitei para que todos os alunos deitassem e fechassem seus olhos por alguns minutos, para ouvir os sons do entorno. Conversamos a respeito dos sons que conseguiram identificar e, ao voltarmos para a sala de aula, pedi para que desenhassem o que conseguiram e que escrevessem, ao lado de cada desenho, suas onomatopeias - também realizei um trabalho de Língua Portuguesa para que identificassem onomatopeias em HQs. Aproveitei para ler um texto sobre quem ouve pouco ou quase nada e ensinei o alfabeto em Libras.

4. O tato
Li Couro de piolho e passei para os alunos alguns objetos para que tateassem e os descrevessem (quente, frio, duro, mole, macio, áspero, etc.). Disponibilizei diversos materiais com texturas diferentes para realizassem colagens.


Produto final: O mural que confeccionamos

5. O paladar
Como eu estava no Congresso do SINPEEM, a professora Andressa mediou esta etapa. Ela leu Simbad, o marujo, preparou uma salada de frutas em sala de aula e, enquanto degustavam, pedia para que descrevessem o sabor de cada fruta. Por fim, solicitou para que registrassem o preparo da receita.

O produto final deste projeto foi a confecção de um mural que foi exposto para a comunidade escolar. A garotada se entusiasmou bastante ao ver que o seu trabalho fora compartilhado com as outras turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário