06 maio 2013

Livro: Ética de pais para filhos


Uma das reclamações que mais ouço de professores, desde quando ingressei para o magistério, é sobre as crianças que não têm limites: são violentas com colegas e professores, parece que não possuem nenhum valor e não se preocupam com o bem estar do outro. Concordo que esses valores devem também ser ensinados pela família, mas muitas vezes isso não acontece: ás vezes os responsáveis passam o dia inteiro fora de casa e quando chegam os pequenos estão dormindo; ás vezes não sabem o que fazer, como começar; ás vezes possuem valores contrários.

Não posso ficar simplesmente esperando que um outro alguém resolva o problema pra mim. Enquanto minha sala de aula não funciona da maneira que eu gostaria, preciso tentar fazer alguma coisa. É claro que o trabalho com ética em sala de aula não terá resultado de um dia para o outro; é preciso ter paciência e sempre retomar o mesmo trabalho, porque os mesmos problemas poderão surgir no meio do caminho novamente. E como lidamos com seres humanos, e não com máquinas, talvez o resultado não seja exatamente como esperamos no início, mas um pouquinho que mudar já faz a diferença!

Para desenvolver valores com a garotada, costumo fazer discussões em rodas de conversa partindo de algum texto. Um livro que tem me servido como recurso para este trabalho é o Ética de pais para filhos (comprei na Bienal do Livro do ano passado), do autor Ian James Corlett, que é a dica que vou deixar aqui hoje para vocês! Este livro foi direcionado aos pais, para que selecionem um momento durante a semana e discutam com os seus filhos pelo menos um valor, mas nada impede que o professor o utilize em sala de aula também!


Life vest inside: sempre me emociono com esse vídeo!

Este livro traz um texto para cada valor. Há 26 no total: entre eles gratidão, verdade, paciência, coragem, perdão, etc. Após a leitura do texto, que traz como personagens crianças e reflete o dia-a-dia do mundo infantil, há perguntas para fazermos para os pequenos e, em seguida, frases de pensadores famosos a respeito do valor trabalhado.

Achei o livro bastante útil, porém o trabalho com esses valores não pode se resumir somente a isso: como professora, continuo trazendo dinâmicas, propondo discussões a partir de observação de imagens, vídeos e outros textos (como fábulas, notícias), a respeito do mesmo valor. E também me policio bastante, para que eu mesma não transmita valores contrários a partir das minhas atitudes.

Um dos valores que trabalhei com as minhas turmas foi o de gentileza, e utilizei o vídeo Life vest inside como apoio também, assim como a fábula O Rato e o Leão, de Esopo. Vira e mexe as crianças continuam me contando a respeito de gentilezas que fizeram com elas ou que elas mesmas fizeram.

Espero que a dica seja bastante útil para você que também convive com crianças e, se conhece algum outro material que trata a respeito do mesmo tema, deixe nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário