19 maio 2013

Bullying: Porque todo mundo tem que passar por isso

Um vídeo que me marcou bastante ao longo desta semana foi o do Theo Chen, um garoto de 12 anos que é a mais nova celebridade do You Tube. Chen desabafa sobre o cyberbullying que tem sofrido e como isso tem se estendido e prejudicado a sua vida pessoal.


Muita gente defende a opinião de que todo e qualquer ser humano precisa enfrentar o bullying para poder crescer. Penso que não devemos poupar alguns sofrimentos de crianças e adolescentes (como o luto, a decepção, enfim), afinal são fases que servem de aprendizado e desta forma estarão prontas para enfrentar problemas bem piores futuramente, assim como aceito algumas brincadeiras entre a molecada. O problema é quando essas brincadeiras, os apelidos, os julgamentos, passam a ser excessivos, ofensivos, e o alvo se sente perseguido.

Já ouvi muita gente dizer que sofreu bullying na infância e na adolescência e sobreviveu. Mas sofriam porque ganharam um apelido que não gostaram ou porque eram perseguidos do começo do início ao final da aula, não tinham apoio algum, chegaram a questionar suas amizades, iam pra casa, se enfiavam no quarto e tudo o que queriam era passar o dia inteiro dormindo para não sentir a dor da rejeição? Porque dói, dói de verdade, e a gente chega a acreditar que somos bem inferiores que os demais. Além disso, a superação é demorada. Leva tempo pra recuperar a autoestima. Leva tempo para poder confiar novamente em alguém. É algo que marca, e as cicatrizes ficam pra vida toda.

E não me venha com aquela velha história de que se o moleque postou os vídeos no You Tube deveria saber antes que estava dando a "cara a tapa". Nossa opinião sempre será alvo de críticas: ninguém é obrigado a concordar com o que a gente diz! Mas que não seja uma crítica baixa, sem fundamento algum, com o objetivo apenas nos deixar lá embaixo! Não tem nada de normal em ser criticado por milhares de anônimos, que atacam a você, e não os seus argumentos ou valores! Não esquento a cabeça com críticas de quem mal me conhece, mas essas para um garoto de 12 anos podem ter um peso enorme!

Para aprender a enfrentar seus problemas futuros, o pequeno Theo precisa realmente passar por tudo isso?

Para saber mais
+ Vídeo: chamado de gay, garoto grava desabafo emocionante e "bomba" na Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário