quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sala de aula: Dia de quem cuida de mim

Sala de aula: Dia de quem cuida de mim
Já se tornou uma tradição da nossa escola a celebração do Dia de quem cuida de mim, que tem como objetivo homenagear os responsáveis por nossos educandos, bem como aproximá-los da instituição escolar.


Apresentação da música Fico assim sem você

A proposta deste ano, no entanto, foi diferente dos demais: ao invés de todas as turmas se apresentarem no teatro para um grande público, essas se apresentaram em suas salas de aula apenas para os seus professores e responsáveis. Com isso tivemos tempo hábil para realizar também uma oficina, bem como oferecer um café da manhã diferenciado.

Para contextualizar a data, propus ao longo da semana (de 7 a 10 de Maio de 2012) algumas atividades voltadas à temática família: conversamos a respeito dos diferentes tipos de família em nossa roda da conversa, li para a turma uma notícia sobre os bons papais do reino animal, proporcionei um momento para que estabelecessem relações entre os seres humanos e animais observando imagens desses últimos com os seus filhotes e confeccionamos cartões (produção textual). Coincidentemente na mesma semana assistimos a uma contação de histórias do grupo Conta mais uma! - representado por Samuel - na biblioteca, que abordou a mesma temática (“família”).


No decorrer da semana

Como a nossa apresentação foi da música Fico assim sem você, da Adriana Calcanhoto, além de realizarmos os nossos ensaios, conversamos durante a semana a respeito da melodia, propus para que desenhassem e em seguida contassem o que sentiam enquanto a ouviam, e também identificaram algumas palavras-chave (reflexão sobre a língua) na letra. Todos se envolveram bastante no ensaio – inclusive aquelas crianças mais tímidas – e nas demais atividades.

No dia 11 de Maio de 2012, 15 alunos (50% da turma) com os seus responsáveis compareceram. Conforme planejado, nos apresentamos – as crianças cantaram enquanto uma melodia no violão as acompanhava -, e em seguida realizamos uma oficina de porta-retratos, onde houve grande interação entre todos os envolvidos, inclusive com as professoras. Na sala de leitura a professora Cristiane e alguns membros do Clube da Leitura nos proporcionaram um momento de apreciação da obra literária Se as coisas fossem mães, de Sylvia Orthof.


O grande dia

Antes de irem embora, os alunos e seus responsáveis desfrutaram de um café da manhã no refeitório da escola; enquanto tomavam lanche, assistiam também a vídeos gravados na instituição, exibidos pelo projetor digital.

Infelizmente metade da turma estava ausente – conversei com os alunos, mas alguns não compareceram devido a motivos religiosos ou porque os responsáveis tiveram que trabalhar. Partindo desse problema, poderíamos pensar em desenvolver algumas ações para tentar envolvê-los nas próximas atividades (algumas dessas foram pensadas no nosso grupo de estudos): como a apresentação dos resultados em uma próxima reunião de pais; confecção de um mural ou álbuns com as fotos da data; apresentação dos vídeos gravados; leitura de textos e dinâmicas para a sensibilização sobre a importância da parceria entre família e escola; e/ou pequenas atividades de interação entre aluno-responsável nas reuniões de pais (como pintura de um desenho juntos, por exemplo).

Mas diferente do ano anterior, a interação entre aluno-responsável foi muito maior, pois estavam em um ambiente muito mais acolhedor e mais próximos. Acredito que, assim como eu, todos os envolvidos se sentiram bastante satisfeitos com o resultado deste projeto!

0 :: Deixe seu comentário! :

Postar um comentário

E aí, o que achou? Deixe seu comentário aqui! =)

Lembre-se de ter bom senso e comentar sobre o assunto post. Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de crítica, desde que seja a respeito do assunto ou opinião abordada, e não ataques pessoais àqueles envolvidos (como eu, outras pessoas que comentaram, ou outras pessoas que citei no decorrer do texto).

Costumo retribuir a todos os comentários, desde que tenham alguma coerência. Me desculpem, mas aqueles que se resumem somente a "Seu blog é lindo! Visita o meu?", terão sua retribuição no mesmo nível!

...

Copyright 2002-2015 - Fernanda Fusco - Todos os direitos reservados

Cópia total ou parcial proibida !

Related Posts with Thumbnails