24 janeiro 2012

Literatura Infantil

Assim que tive aulas de Literatura Infantil no curso de Pedagogia, resolvi que iria montar o meu próprio acervo aos pouquinhos com parte da grana que me sobrasse todo mês.


Alguns dos meus livrinhos!

No dia-a-dia de aula muitas vezes nós professores não temos tempo para frequentar a sala de leitura ou a biblioteca da escola e conhecer a fundo seus acervos - eu tento, mas não são em todas as semanas que essas visitas ocorrem. Como temos que fazer leituras literárias diárias, para mim fica muito mais prático escolher um livro daqui de casa para levar - mesmo porque já li, gostei e o conheço bem.

Mas não foi por esse motivo que resolvi montar meu acervo! Por causa das aulas acabei me apaixonando por esse tipo de leitura e fui percebendo o quanto um livro desta categoria pode ser rico - tanto pelo texto, como pelas ilustrações.

Gosto bastante de livros de outras categorias, mas tenho aqueles dias em que encarno a criança e passo horas me divertindo com aqueles direcionados aos pequenos - que muitas vezes tem belas mensagens para a gente grande também!

É tão gostoso ser transportada para a nossa infância novamente, lembrar do que a gente gostava, das nossas manias, das antigas brincadeiras, dos questionamentos, dos problemas... Ah, os problemas! Enquanto que os adultos achavam que a gente se preocupava com besteira, eles ficavam se preocupando com bebidas, números, fronteiras e com acender e apagar lampiões.


E a capacidade imaginativa dos pequenos então? Eles não acham nem um pouco absurdo uma boneca falar, os lobos saírem de dentro das paredes ou uma princesa desaparecer do mundo mágico! Pelo contrário: muitas vezes acreditam que tudo isso faz parte da realidade - se alguém criou é porque pode existir, não é mesmo?

Fico triste com gente que se acha grande o suficiente para mergulhar nesse tipo de história - porque afinal não tem tanta utilidade como ler um livro técnico ou um jornal! - e nunca vai entender a experiência.. Mas praqueles que ainda tem o menino morando no coração, recomendo a prática para dar uma fugidinha do mundo estressante dos adultos! =)

Um comentário:

  1. Que lindo o seu acervo! Já tem muitos livrinhos!
    Eu narro historias infantis aqui: www.historiasparavereouvir.blogspot.com. Passa lá quando tiver um tempinho! Beijos e compra um montão de livros! rsrs

    ResponderExcluir