17 agosto 2011

Silicone: Um assunto polêmico

Hoje eu vou escrever sobre um assunto muito polêmico.. E sim, ele tem tudo a ver com mamilos!

Desde metade da minha adolescência estava determinada a fazer um implante mamário assim que completasse a maioridade e tivesse condições financeiras para isso. O motivo era que, diferente das minhas colegas que foram abençoadas pela genética, meus seios não se desenvolveram tal como eu esperava - o que os médicos chamam de hipomastia.
Mas sempre pensei em colocar um tamanho não muito exagerado, afinal não queria ser mais uma Jessica Rabbit ou Sabrina Boing Boing, já que o que eu desejava era que ficassem o mais perto do natural possível e proporcional ao tamanho do meu corpo (apesar de não parecer, eu tenho os quadris largos), e não chamar a atenção.


O tempo passou (e eu sofri calada..), comecei a trabalhar e meu salário acabou se destinando a pagar a faculdade, mas não desisti da ideia. Até que, após ingressar na prefeitura, descobri que o HSPM fazia cirurgias plásticas de graça, e - pasmem! - para os implantes só cobravam as próteses. Corri atrás para saber melhor, marquei minha consulta e agendei a minha cirurgia.

Ouvi de vários amigos e familiares que meu corpo estava ótimo, que não precisava mudar nada, mas eu não estava satisfeita com a minha aparência. Assim como quem tem alguns quilos a mais reclama que não consegue encontrar roupa que sirva direito, quando eu vestia determinadas blusinhas ou vestidos não ficavam muito bem - não adiantava me sugerir de usar bojo, porque aquele negócio é desconfortável e esquenta muito! Pra colocar biquini, pior ainda: passei por fases em que ia pra praia de camiseta.
E eu estava determinada; havia pensado bastante a respeito e lido sobre os riscos da cirurgia e pós-operatório, então não precisava ninguém discutir o assunto comigo, já que faria a cirurgia por mim, para a minha satisfação pessoal, e não pela dos outros.

Quando fiz a rinoplastia apenas minha família e alguns amigos estavam sabendo bem antes, então não ouvi tantos comentários idiotas. Mas sobre o implante mamário, como era a cirurgia pela qual eu estava mais empolgada, quase acabei divulgando na Globo de tanto que contei!
E consequentemente acabei ouvindo a opinião de certas pessoas, que talvez tivessem como objetivo apenas me desanimar.

A mais comum foi "silicone é algo muito artificial"! Depois dessa é claro que desisti de me cortar.. #not! Porra, é claro que silicone é algo artificial! Mas você ainda acha que hoje em dia é possível escapar da artificialidade? Milhões de mulheres pelo mundo fazem depilação, chapinha, pintam as unhas e cabelos, passam maquiagem.. e tudo isso é natural?
"Mas, Fê.. Os homens percebem que é silicone e não gostam!". Minha querida, como já comentei antes, resolvi fazer a cirurgia pela minha satisfação pessoal, e não pela dos outros! Não importa o que os homens, você, sua tia-avó ou o Unidos do C$%#@* a Quatro achem.. Quem tem que gostar sou eu! #aicomoeusoubandida
E se você continua fazendo as coisas pela felicidade do seu parceiro, é melhor começar a repensar, afinal quando ele te trocar por alguém que tenha personalidade você acabará ficando perdida, já que não sabe exatamente quem é..

"Ah, eu morro de medo!! Como você tem coragem? É muito perigoso!". Como todos já sabemos, tudo na vida tem riscos - algumas coisas mais, outras menos. Se eu não quisesse correr riscos, viveria dentro de um quarto revestido com plástico bolha! Complicações de cirurgia existem, mas geralmente são casos raros e a maioria pode ser tratada. E eu também tive muito medo antes, mas quando temos algum objetivo fica fácil superar.

Além disso, tive que aturar diversas tirações de sarro como "E qual vai ser a sua próxima cirurgia plástica?", como se eu fosse mais uma dessas viciadas como a Cindy Jackson, considerada a Barbie humana e famosa por ter se submetido a mais de 50 cirurgias.
Aliás, pra mim chega a ser tão doentio quanto Srta. Jackson qualquer outra pessoa que tenha vício pela perfeição, como é o caso de diversas meninas que não saem de casa sem ter o rosto carregado por maquiagem, por exemplo. Apesar de o risco ser bem menor, o nível de problemas psicológicos pra mim estão lado a lado..

Como acompanharam nos posts anteriores, agora que vejo o resultado final não me arrependo nem um pouco de ter feito a rinoplastia. Meu nariz era a minha outra parte do corpo que eu não gostava, e agora acho ele bem bonitinho, hahah.. E o risco valeu por ter elevado minha auto-estima!
Ainda não estou satisfeita com o resultado do implante pois estou passando por certas complicações, mas que não são graves. Já chorei, senti arrependimento, vontade de arrancar as próteses.. Mas é algo bem comum quando estamos passando por uma fase difícil - fiquei da mesma forma na época em que me recuperava da rino. Sei que vou ficar feliz quando estiver joia! =)
A maioria das mulheres nunca está satisfeita com a aparência por mais perfeitas que pareçam, e talvez meu caso não seja diferente; mas não passo por nenhuma outra cirurgia plástica (a menos por extrema necessidade), porque já consegui deixar do jeito que queria as duas (ou três?) únicas partes do corpo que desde sempre me incomodaram bastante.


Antes de tomar qualquer decisão parecida e que tenha grandes riscos, avalie se é exatamente isso o que quer e se vai valer o esforço! Não faça porque outras pessoas disseram que vale a pena. E se o comentário de alguém realmente te deixar pra baixo, desista! Afinal, isso só demonstra o quanto está incerto a respeito e as chances de se arrepender depois serão bem maiores!

PS: Em breve posts sobre o pós-operatório! E antes que me perguntem: não, não vai ter fotos dessa vez! -_-'

[EDITADO] Agora, em 2021, tenho alguns pontos de vista completamente diferentes do meu eu do passado, mas resolvi manter o post ainda público como registro da minha história e da minha mudança.

9 comentários:

  1. Eu chamaria esse post de "desabafo" hehehe
    Mas com ctza o final foi fodalhastico.
    E sim as vezes faço as coisas no impulso e no embalo, mas qdo a coisa é seria pode sair no JN e ser comentado pelo papa q oq vale é a própria vontade :p

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    E fiquei interessada e curiosa.
    Como funciona o esquema de cirurgia plástica no HSPM?
    Vi que você também fez rinoplastia lá, e vi os seus elogios.
    O que você puder me dizer sobre, já ajuda :D
    Vi seu blog na comunidade 'Silicone é pra quem pode', estou louca pra colocar, porém meu problema é a grana.
    Sou a Magali da comu =)
    Pode me deixar scrap lá se prefirir.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito importante você fazer um post como esse comentando sobre a cirurgia. E o mais legal é que isso serve para que algumas pessoas possam abrir um pouco mais a cabeça e pensar melhor antes de fazer algo assim com o próprio corpo por outra pessoa. Na minha opinião, os seus motivos são válidos e os argumentos fortes o bastante. Com certeza não deve ter sido fácil aguentar o falatório negativo das pessoas que muitas vezes desfilam comentários sem noção achando que tão arrasando como sábios conselheiros.

    Vivemos em mundo em que pessoas famosas e/ou ricas, alta sociedade, e sempre figuram em revistas, sites, e etc..por isso e por muitos outros motivos, elas procuram esses exageros com a própria saúde para ganhar mais do que 15 minutos de fama. Mas o pior de tudo não é isso. É ver que muita gente, principalmente garotas, se espelham nisso e correm atrás do mesmo procedimento, seja cirurgia de silicone ou de outra região. Sendo assim, enfatizo a importância de se falar disso, mesmo como desabafo, pois tal ato ajuda a conscientizar sobre o assunto.

    obs: sem quer me alongar mais, mas obrigado mais uma vez pela parceria e participação nos comentários do post sobre vlogs.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ahhh Fefusquita! que bueno que as coisas estão se endireitando,minha mãe optou pela cirurgia e foi a mesma coisa,todo mundo falando para ela não fazer e ela continuando a seguir o que queria :D
    Espero que poste logo como estão indo as coisas!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda! Tudo bem?
    Passo por aqui para lhe dizer que concordo com você sobre a opiniões dos outros que nem sempre são sinceras ou positivas. O importante é a busca por algo que nos traz a felicidade e a superação de algo que nos incomoda. bjks no coração

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda!! Também sou funcionária da prefeitura de sp. Tenho 25 anos e há muito tempo quero (e preciso) muito fazer cirurgia nos seios, que são pequenos, flácidos e separados... que me fazem morrer de vergonha... Gostaria de saber quais os procedimentos. É só marcar a consulta para avaliação e pronto? Quanto tempo você ficou na fila de espera???

    E como ficou depois da cicatrização?? Vc está feliz com o resultado??

    Desde já agradeço!
    Marina

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda,

    Me identifiquei com vc!
    Eu fiz rino recentemente, ainda estou com o gesso, e a prótese faz uns 4 anos. Vale a pena investir em vc mesma, não importa o que os outros dizem, faça aquilo que lhe faz sentir bem!!

    bjs! Adorei o seu site!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:23 PM

    olá, gostaria de indicar os advogados que estao fazendo a ação de indenizacao para o caso das proteses PIP com defeito:

    www.macohin.com

    Eles não estão cobrando para entrar com a ação e estão propondo uma contra a ANVISA e outra na França contra a empresa.

    **** Objetivo: Reunir vítimas portadoras das próteses PIP ou ROFIL (que possuem silicone industrial não homologado nem aprovado para uso médico) para propor ação contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Governo Francês

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:12 PM

    Olá, Fernanda! Também quero por mas estou com duvida no tamanho. Quanto vc pois? Adorei o blog!
    Jéssica

    ResponderExcluir