26 abril 2011

Rinoplastia: A primeira semana

Como contei pra vocês no post passado, no dia anterior ao da cirurgia fiquei internada no hospital afim de me tranquilizar, fazer o jejum e tirar dúvidas com o médico. Assim que tirou as fotos do meu nariz, me informou que a cirurgia teria que ser com anestesia geral e isso me tranquilizou muito - tinha medo de o sedativo não funcionar bem com a anestesia local e eu ficar acordada, o que aconteceu com uma de minhas colegas durante um implante mamário.

No dia seguinte me acordaram cedo para tomar banho, colocar o avental e descer para o centro cirúrgico. Eu até que estava bem tranquila - a única coisa que me preocupou foi ter que furar a veia denovo pra ter que colocar anestesia (morro de pavor de agulha!).
Fui anestesiada às 7hs da manhã aproximadamente e acordei 6hs depois ouvindo gritos: "Tira a mão da cara, vai estragar a cirurgia!!". Descobri também que logo que acordei eu vomitei por causa do sangue (disso eu nem me lembro!).
Continuei no centro cirúrgico por mais ou menos 1h, pois estava em observação, e depois voltei para a enfermaria.


Eu, muito gatona!

Essas primeiras horas após a cirurgia foram as piores: tanto porque tive que dormir mais um dia na enfermaria - o que é horrível, já que apesar do cuidado e atenção que os funcionários têm conosco, o ambiente não é bacana e toda hora nos acordavam para trocar o medicamento (minha veia ficou sensível de tanto remédio que tomei e ficou ardendo) -, como também o curativo incomodava demais - colocaram gaze embaixo das narinas porque escorria muito sangue, e o cheiro e a sensação eram péssimos.

No dia seguinte o médico me passou as recomendações, me deu alta e conforme combinamos, me deu 10 dias de licença (afinal eu não queria ficar muito tempo afastada do trabalho). Mas assim que passei pela perita do hospital - que autoriza licenças para os servidores públicos -, descobri que terei de ficar 30 dias afastada, pois trabalho com crianças e se acontecer de baterem nesse primeiro mês e entortar, o nariz só poderá ser corrigido um ano após essa primeira cirurgia.

O médico disse que foi um sucesso, e que, como havia comentado, agora só depende do meu cuidado no pós-operatório. Explicou o que foi feito - ele inclusive alargou minhas vias para melhorar a respiração - e me deu algumas recomendações (como não tomar Sol, não bater, não usar óculos por 3 meses, não molhar o curativo, pingar gotas de soro fisiológico em cada narina seis vezes por dia, não pegar peso, não comer comida muito quente, etc.).
Além dos cuidados recomendados pelo cirurgião, estou também tomando alguns remédios (analgésicos em caso de dor, anti-inflamatório e antibiótico).

Assim que voltei pra casa comecei a inchar e a ficar roxa (1 dia, na foto). Na foto estou começando a inchar; depois fiquei muito mais monstra! A sensação que tinha era de que estava com uma gripe (o nariz não parava de escorrer sangue, então tinha que limpar com soro e cotonete toda hora) e peguei ensolação (por que sentia a pele do rosto toda esticada e quente). Nesse primeiro dia senti uma pontadinha de arrependimento por ter feito a cirurgia - não pela aparência, mas pelo incômodo -, mas que no decorrer dos dias foi passando.

A partir do segundo dia comecei a desinchar, como podem ver na foto, e o nariz escorria com menos frequência. Esperava que fosse ficar muito roxa, como havia visto em fotos de recuperações de rinoplastia, mas só estou com a região abaixo dos olhos um pouco amarelada! Também não senti nem um pouquinho de dor (somente dor-de-cabeça, mas creio que seja porque pausei meu tratamento para rinite/sinusite). Aliás, a dor que sinto é quando bocejo ou dou risada, mas isso é porque os pontos se esticam!

Amanhã voltarei ao hospital e creio que seja para tirar o curativo/gesso. Estou bastante curiosa para vê-lo sem esses micropores, mas já me alertaram para não me assustar, que ele estará BEM inchado! Não vejo a hora de tirar também porque esse troço coçaaaa!!
Em breve conto mais novidades!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oi vc ficou linda seu nariz entao.. bom meu sonho e me submeter a um rino plastia tambem porque tenho um narigão e para piorar sou branquinho do nariz vermelho kk gostaria de saber quanto custou sua cirurgia bjos linda...

    ResponderExcluir
  3. raquel4:35 PM

    oi fernanda, realmente ficou bem bonito, eu tenho vontade de diminuir o meu, mas tenho medo de nao ficar do jeito que eu quero, vc tambem teve medo, e quanto tempo depois da cirurgia que pode usar maquiagem....

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:25 PM

    depois que a pessoa leva o encaminhamento para cirurgia plástica de rinopalstia eles marcam a cirurgia ? eu levei o encaminhamento do médico para rinoplastia e eles marcaram uma data, é o da cirurgia ? quando eles marcaram a data foi o da consulta ? o que aconteceu ! a atendente disse que já era o da cirurgia quando marquei.

    rafael.herique01@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:43 PM

    Olá Fernanda, bom dia
    Fiz minha rinoplastia, junto com retirada dos cornetos e desvio de septo dia 03/07/12 (Terça-feira). Ainda estou inchada, com a parte abaixo dos olhos um pouco roxa e amarelada, nada diferente do que você postou nas suas fotos. O que eu gostaria de saber se você percebeu o seu nariz 3 vezes maior do que ele era antes nesse período de recuperação e se você percebeu uma diferenca grande na simetria das narinas, pq comigo está muito diferente, já estou imaginando um possível retoque :(. Mas nao sei se essa diferença é motivada pelo inchaço excessivo do nariz.
    Parabéns pelo seu blog e seu nariz ficou muito bonito.
    Abraços.
    Susi.

    susi_eng@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:45 PM

    Oi Fernanda, vc fez a cirurgia com o Dr. Marcelo Assis? ficou perfeito, amei... estou a procura de um cirurgiao, se possivel queria saber quanto ficou a sua cirurgia. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Quem foi o médico? Será que ainda faz lá?

    ResponderExcluir
  8. fiz a cirurgia faz um mes, foi super tranquilo mas nao ta do jeito que eu queria, acho que nunca fica do jeito que queremos, fernanda, me responde uma coisa, quanto tempo levou pra ter esse aspecto de 2 anos? o meu ja faz um mes, o osso em cima ficou bem melhor, mas ta muito gordo na ponta, e a ponta ta tipo cumprida e meio que arrebitado, ela ta dura, eu ainda nao consigo apertar e sentir o osso na ponta, isso é normal? mas vc ta linda viu!

    ResponderExcluir