28 março 2010

Formadores de Opinião

Sabe uma coisa que me irrita muito, assim como pseudo-intelectuais? São aqueles caras que se intitulam - ou que são intitulados - como Formadores de Opinião.
Formador de Opinião não precisa ser necessariamente um pseudo-intelectual, mas é aquele cara que, por saber argumentar e ter convicção, por exemplo, é seguido por muitos por acreditarem que tudo o que defende é correto.
E esses muitos que o seguem, geralmente não tem criticidade nem opinião própria a respeito de determinado assunto.

No meu ponto de vista, chamar aquele cara que defende uma única ideia e induz as pessoas de Formador de Opinião já é uma piada, já que ele não forma, mas impõe opiniões. Para mim, Formador de Opinião é aquele que mostra os dois lados da moeda, que fica em cima do muro; permite, portanto, que as pessoas reflitam a respeito e formem as suas próprias opiniões. Mas a realidade não é essa; o cara que fica em cima do muro acaba sendo classificado como o Sem Opinião.

Cabe a nós desenvolver nosso senso crítico correndo atrás de fontes que defendem diferentes pontos de vista. Porém é importante entender que nem sempre a nossa opinião é a única e a mais correta; é preciso também compreender o ponto de vista do outro e respeitar - mas não necessariamente concordar.

Esta é somente a minha opinião.. Quem sabe mais pra frente ela não se modifique, afinal, como já dizia Raul Seixas, "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".

2 comentários:

  1. É mais fácil "aderir" à opinião de um Formador do que pensar por si próprio e chegar a alguma conclusão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, obrigada!!! Fiquei surpresa e feliz por vc lembrar, depois de tanto tempo. Sabe que vc tambem teve um papel muito especial nos "arredores" dos nossos 15 anos e fico muito grata por isso! *emocionada* =') Obrigada por tudo!! Beijos!

    ResponderExcluir