04 março 2009

Sobre pseudo-intelectuais

Quero divulgar um item da lista de coisas que me irritam: Pseudo-intelectuais!
Sim, aquele cara que consegue decorar críticas de outras pessoas e as reproduz com tamanha facilidade ou que talvez tenha um mínimo de senso crítico e usa isso para mostrar aos meros e inferiores mortais o quanto é inteligente. Ou ainda que, durante uma aula, palestra, oficina, ou seja lá o que for, tem a necessidade de levantar a mão e apenas afirmar algo, nunca questionar - um pseudo-intelectual nunca possui dúvidas.
Ah, sem esquecer o fato de que fazem de tudo para não pronunciar uma palavra errada, caso contrário seus coleguinhas - os outros pseudo-intelectuais - tirarão sarro dele ou o menosprezarão!

Sabe o que é pior? Onde estudo tenho que aguentar diversos desses!
A maioria dos que me cercam está em um certo curso de graduação, que acredito não ser importante citar qual seja aqui (quem quiser, pode tentar adivinhar nos comentários), e sempre andam de narizes empinados e me olham como se eu fosse uma burrinha, uma garota que quer comprar diploma, afinal, estou cursando Pedagogia, um curso tão fácil e que não exige tanto dos alunos. Bom, seria pior se eu estivesse cursando Educação Física - geralmente os alunos desse curso sofrem muito mais preconceitos por parte dos pseudo-intelectuais!

Se você, por algum motivo, se interessou e quer fazer parte desta tribo para me irritar, não se esqueça que os itens abaixo devem fazer parte de sua rotina também:

+ Aproveitar todas as oportunidades de puxar o saco do professor durante as aulas e mostrar o quanto é inteligente;
+ Visitar museus regularmente e estudar arduamente a respeito de suas obras e etecéteras, para ter assunto para contar para os amigos;
+ Outras fontes que rendem assunto com os colegas são os documentários da Discovery Channel, National Geographic, etc;
+ Procurar ler livros clássicos, como os de Shakespeare. Se não entender a história, não tem problema! Basta buscar um resumo na internet;
+ Decore as críticas que especialistas fazem a respeito de revistas semanais, como Época e Veja!, e reproduza aos colegas;
+ Nada de chegar perto de livros como os da Agatha Christie, Paulo Coelho ou livros infantis;
+ Nunca revele para os seus companheiros que acompanha o Big Brother Brasil 9 ou a novela das oito. Pelo contrário, critique muito a respeito dos programas.

E, é claro: Um pseudo-intelectual deve sempre se levar a sério, pois é como a última bolacha do pacote e acredita que mundo seria um caos sem ele. Deve, ainda, menosprezar qualquer pessoa que não ande em seu grupo, pois são todos fúteis.

Pronto, falei!

Leia também:
+ Contra os intelectuais.

Mais
Ouvindo: Nada.
Lendo atualmente: A menina que roubava livros - Markus Zusak.

9 comentários:

  1. Anônimo3:41 PM

    Eu conheço muitas pessoas assim. Eu nunca fui inteligente, aliás... até a 4ª série eu era... hahaha
    Mas hoje eu gosto de ler os livros porque descobri que gosto disso, mas de alguns assuntos e não de outros. Tipo, eu tenho vontade de ler os livros de Shakespeare mas acho uma chatisse livros com falas pra teatro, pelo menos todos dele que vi na biblioteca, eram assim, então não li nenhum. Mas eu não curto ficar correndo atras das coisas pra querer parecer inteligente e aparecer, acho que as pessoas deveriam ter mais personalidade e fazer as coisas e falar do que realmente gosta.
    Esse povo que fica querendo tirar onda com a gente, se sentindo superiores, uma hora cai.

    ResponderExcluir
  2. Tbm odeio esse tipo de gente, e infelizmente se encontra em todos os lugares, mas dizer o que? acredito que Freud explica deve ser alguma compensação por falta de sexo ou algo do genero ahauahauahauauha

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:42 PM

    Pseudo-intelectuais são chatos demais... querem se fazer de inteligentes a todo custo... mas querem enganar quem? Só a si mesmo, né?!

    beijooo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:59 PM

    Ahh, mas o mundo tá cheio de gente que adora aparecer.
    Mas você não tá falando do pessoal de Letras, não né?
    Olha que eu faço Letras, hein?!
    Mas não sou assim. Todos nós nunca saberemos tudo, e é muito feio ficar se achando.
    Um viva para a humildadee! \o/

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu conheço alguns trolls assim Q.Q!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:39 PM

    Oie tudo bem?
    Nossa esse tipo de gente eu detesto tb, sei lá parece que qdo a pessoa é assim não se toca né, mas como nesse mundo há de tudo um pouco então temos que conviver com isso mas aceitar não.
    Bjs e um ótimo fds p/ vc!

    ResponderExcluir
  7. Lá onde estudo também tem pseudo intelectuais aos montes! Até parece que conhecer uns autores/cantores/qualquer coisa mais 'desconhecidos' ou mais 'clássicos' faz a pessoa ser superior ao resto do mundo em qualquer coisa. Geralmente não dou a menor atenção a eles, não são meus amigos e procuro manter certa distância desse pessoal que se acha a última coca cola do deserto. Sou super a favor de buscar e principalmente compartilhar conhecimento, mas infelizmente não é isso que os pseudointelectuais fazem...

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:40 PM

    tem muitas pessoas assim na minha faculdade (em todas, eu acho), mas se tem uma coisa que me irrita mais que pseudo-intelectuais são esquerdinhas que fazem história e acham que são revolucionários porque não tomam coca-cola, e sim fanta-uva. ARG!

    um dia, todas essas pessoas serão sinceras e admitirão que assistiram "O Diabo Veste Prada" cinco vezes na televisão a cabo que o papai pagou para eles :)

    ah, seu blog é tão lindo! tudo tão cuidadoso... parabéns!

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. normal'z...isso não muda...e é só fase isso, uma hora, ou um dia qualquer (mesmo q demore uma vida inteira) esse tipo de pessoa sempre acaba 'acordando'

    ResponderExcluir