quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Estágios: Pedagogia

Estágios: Pedagogia
[Momento Desabafo On]

Ando meio frustrada ultimamente. Expliquem-me: porque diabos é tão difícil encontrar um estágio decente em minha área? Um estágio que pague, no mínimo, o mesmo valor ou um pouco a mais do que pago pela mensalidade do meu curso? Um estágio que não se resume a trocar fraldas, dar banhos ou colocar crianças para dormir, mas que exija que eu coloque os meus conhecimentos teóricos em prática? E um estágio com uma carga diária de, no máximo, 6 horas e que pague vale transporte? Sim, eu sei que agora é lei estagiar no máximo 6 horas por dia e receber vale transporte, mas tem muitas empresas que estão pagando mais 2 horas "por fora" e algumas que ainda nem oferecem vale transporte.

Talvez isso aconteça porque nem todas as estudantes de pedagogia têm aquele real comprometimento com a educação: muitas estão fazendo o curso por ser barato e somente para receber o diploma - sim, tenho muitas colegas com essa visão ou ainda piores: aquelas que vão pra faculdade somente porque tem barzinhos por perto.
E aceitam fazer o mínimo que é exigido durante o estágio, sem pensarem se está contribuindo realmente para as suas formações.

Não estou reclamando de ter que trocar algumas fraldas, dar banhos, levar crianças pra brincar no parque.. Afinal, eu até que me divirto fazendo tais atividades! Mas um estágio de pedagogia, acredito, não se resume apenas a isso!

Nós não estamos estudando para ser babás, mas sim educadoras! E outro detalhe: uma babá, que não tem curso de graduação e que cuida somente de UMA criança, recebe no mínimo R$1000,00 por mês! Enquanto que nós, estagiárias do curso de pedagogia, recebemos a metade disso ou menos, para cuidar de DEZ ou mais ainda! É um absurdo!

Estou aqui pensando: talvez seja mais interessante se eu fizer estágio em escola pública ou serviço voluntário. É claro que eu não receberia por isso, mas compensaria muito pela experiência e seria muito gratificante!

[/Momento Desabafo Off]

Mais
Ouvindo: Nada.
Lendo atualmente: As Brumas de Avalon, Vol. 4 - Marion Z. Bradley.

5 comentários :

  1. não fica assim Fê..pior é o meu caso que vou ter que pagar 238,00 a mais na mensalidade pra poder fazer o estágio obrigatório e ainda por cima nao receber nada..hehe

    Fica calma que daqui a pouco você arruma um estágio legal..é dificil..mas não desista!

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  2. passando para deixar muitos bjs de chocolate....

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê..meu problema com calor é que eu ODEIO calor..se eu estiver dentro de uma piscina ou no ar-condicionado tudo bem..sou bem feliz, mas só de ficar parada suando já me irrita..haha
    Por mim eu morava só em lugares extremamente frios..amo de paixão :P

    Que bom que você fez o cadastro no Live Mocha.. :D
    Eu tava com medo de que ninguem fosse gostar da dica e não se interessar..pensei várias vezes se postava sobre ele..hehe
    Fico bem feliz em ter você por lá..já te adicionei..foi dificil de achar você..porque ele mostrou TODAS as Fernandas que estão cadastradas..mesmo com o teu sobrenome..hehe
    Mas já achei e ta add. :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Na minha área as piadinhas eram que estagiários estavam lá pra buscar cafezinho pros funcionários. Infelizmente em muitos casos o objetivo do estágio foi deturpado pela busca de "mão-de-obra barata". Se não tem como dar um jeito de encaixar no estágio os conhecimentos que se adquire na faculdade, dedicar umas horinhas pra fazer isso num serviço voluntário parece mesmo a melhor saída.

    ResponderExcluir
  5. daniele12:24 AM

    olá Fernanda tbm curso pedagogia e me sinto como vc indignada c/ essa situação, sera que nossos governantes nunca vão se dar conta sobre a importancia da educação? ou sera q é mais comodo pra eles deixar a maioria da população c/ essa educação mediocre que é dada nas escolas(tanto publicas quanto particulares)...daniele.pdg@hotmail.com

    ResponderExcluir

E aí, o que achou? Deixe seu comentário aqui! =)

Lembre-se de ter bom senso e comentar sobre o assunto post. Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de crítica, desde que seja a respeito do assunto ou opinião abordada, e não ataques pessoais àqueles envolvidos (como eu, outras pessoas que comentaram, ou outras pessoas que citei no decorrer do texto).

Costumo retribuir a todos os comentários, desde que tenham alguma coerência. Me desculpem, mas aqueles que se resumem somente a "Seu blog é lindo! Visita o meu?", terão sua retribuição no mesmo nível!

...

Copyright 2002-2015 - Fernanda Fusco - Todos os direitos reservados

Cópia total ou parcial proibida !

Related Posts with Thumbnails