sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Tutorial: Vetorizando no Photoshop

Tutorial: Vetorizando no Photoshop
Olá, pessoas! Hoje postarei um tutorial sobre como vetorizar imagens utilizando o Photoshop. Dedico à Manu - obrigada pelos elogios! - e à Laila.




Para começar, escolha uma imagem e abra-a no Photoshop.
Em seguida crie uma nova camada e nomeie-a - a minha primeira chama-se Cabelos.



Clique na imagem para ampliar


Selecione a ferramenta Polygonal Lasso Tool (L) e comece a contornar a imagem. Conforme mostra na figura, comecei contornando os cabelos, porém você pode começar contornando o que quiser - mas lembre-se de que deve organizar as camadas de forma que fiquem nos lugares corretos (por exemplo: pele embaixo dos cabelos, boca em cima da pele, etc.).


Após selecionar, escolha a ferramenta Eyedropper Tool (I) e clique com ela na cor que servirá de base para o preenchimento da seleção - no meu caso, a cor marrom. Em seguida, selecione o Paint Bucket Tool (G) - baldinho de tinta - e preencha a área selecionada. Agora desfaça a seleção.




Faça o mesmo com o restante da foto - como exemplificado acima -, sempre separando as diferentes cores em diferentes camadas.



Clique na imagem para ampliar


Agora vamos começar a fazer o brilho e sombreamento! Para isso, duplique a imagem original (clicando com o botão direito em cima da camada e selecionando a opção Duplicate Layer), arraste a cópia para cima da parte da imagem que deseja sombrear (no meu caso, a pele) e aperte os botões Ctrl+G para mascará-la com a camada de baixo. Em seguida, selecione as opções Image > Adjustments > Desaturate para transformá-la em preto e branco e Image > Adjustments > Posterize. Ajuste da forma que desejar - número menor para menos sombras / brilhos e número maior para mais sombras / brilhos; para a pele da minha imagem, digitei o número 4.


Acima da imagem em P&B, crie mais uma camada e mascare-a também - Ctrl + G.
Selecione a cor de base com a Eyedropper Tool (I) novamente - selecionei a cor beje, já que farei o sombreamento da pele.







Selecione a ferramenta Freedom Pen Tool (P) e na barrinha acima Paths - como mostra na imagem - e comece a contornar o sombreamento. Sugiro que comece contornando as partes mais escuras - use como referência a imagem em preto e branco -, como mostra na imagem abaixo.



Clique na imagem para ampliar


Após contornar, clique com o botão direito em cima da imagem e selecione a opção Fill Path para preencher a área. Mantenha a caixa que aparecer preenchida com as mesmas informações da imagem acima.



Clique na imagem para ampliar


Agora crie outras camadas abaixo, que automaticamente serão mascaradas, e faça o mesmo processo com cada uma delas, até terminar de contornar os sombreamentos e brilhos.



Clique na imagem para ampliar


Quando terminar, clique no olhinho da camada em preto e branco para escondê-la, selecione a camada que se encontra acima dela - de sombreamento -, e vá até a opção Image > Adjustments > Brightness / Contrast. Mova a barrinha Brightness até a sombra ou brilho ficar com o tom que deseja, clique em OK e faça o mesmo com as demais camadas de sombras e brilhos.




Faça o mesmo com o restante, conforme ilustra a imagem acima. Você poderá usar a mesma imagem em preto e branco como base para as demais sombras (como os cabelos, por exemplo), mas, se preferir, pode criar outra e na opção Desaturate fazer com que tenha mais sombras e brilhos.



Clique na imagem para ampliar


Caso quiser deixar os cabelos mais "realistas", selecione novamente a Freedom Pen Tool (P), crie uma nova camada (mascarada com a camada de base dos cabelos) e faça os "fiozinhos", conforme ilustrados na imagem acima.
Para contorná-los, clique na ferramenta Brush Tool (B) e, na barra de cima, selecione o diâmetro (por volta de 3 a 5, dependendo do tamanho de sua imagem) e o Hardness no 100%.


Volte a selecionar a Freedom Pen Tool (P), clique com o botão direito do mouse em cima de sua figura e clique em Stroke Path. Marque a caixinha Simulate Pressure e clique em OK.


Agora clareie ou escuressa os fios em Image > Adjustments > Brightness / Contrast.


Realize esses procedimentos - criando diferentes camadas - quantas vezes achar necessário.


Hora de fazer os acabamentos finais! - olhos, contornos, etc. Clique aqui para fazer o download do arquivo em .psd e tê-lo como base!



Clique na imagem para ampliar


Para fazer a maquiagem (sombras e blush), escolha uma cor, selecione a ferramenta Brush Tool (B) com o Hardness no 0% e, em uma nova camada, pinte a sua imagem como preferir. Depois, em Fill (circulado na imagem acima), diminua a porcentagem - também como preferir - para ficar transparente.




Voilá! E assim ficou a minha vetorização.
Note que fiz alguns ajustes, como a mudança de tom dos cabelos.


Dúvidas, críticas, sugestões? Deixe nos comentários!
E peço para que, por favor, caso esse tutorial lhe seja útil e utilize-o para aprender a editar alguma imagem, seja bonzinho e me linke, okay? Combinado!

Completo ainda que esta imagem da Angelina Jolie vetorizada por mim deve ser utilizada apenas de exemplo para você fazer as suas próprias edições - nada de copiá-la, certo?
Obrigada!


Mais
Ouvindo: Akon Ft. Eminem - Smack That.
Estou: Em casa.
Lendo atualmente: Júlio Verne - Viagem ao centro da Terra.

10 comentários :

  1. Jezuiz amado..paciencia de jó eim? hehehe
    Eu ja fiz um vetor meu no corel e ficou fofo..mas como sou virginiana, o perfeccionismo em primeiro lugar..então nunca mostrei pra ninguem..haha

    òtimo tuto..parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Loko !

    Tutorial mto bom =]
    Não uso o photoshop, uso o fireworks, nao sei c da pra faze isso, mas depois do uma fuçada =]

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!
    Eu sempre que começo vetorizar paro no meio do caminho, nunca fica bom, vou tentar fazer pelo seu tutorial ;)

    ResponderExcluir
  4. Feeeee...
    Mto obrigadaa ;)
    Vou tentar fazer...
    Se o mouse do notebook me ajudar ¬¬

    Brigadão mesmooo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!!!
    Faz sim, aquelas panquecas são muuuuuito boas!!! Sem contar que é super prático você já ter um potinho caseiro com mistura para momentos de emregência, hahahaha!!!!

    Bjooooo!!!

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaaaah Genialll!
    Eu sempre tentei vetorizar fotos, mas eu não tenho mta apciência e desisto no meio, achando que tah tudo ficando uma grande droga! ehhehehe
    Mas adorei o seu tutorial, não sabia desse truque de usar o posterize pras sombras e brilhos, genial! Eu justamente achava q tava ficando uma merda as minhas por falta ddas sombras e brilhos, ficaa tdo mto reto e artfiicial! Mas agora nas férias (EBAAA) vou tentar de novo, com tempo e paciencia, e vamos ver no que dá!!! Vou seguir passo a passo teu tutorial! Ficou mesmo mto bom!
    E haja paciência pra dar print screen hein? hehehe!
    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, arrasou no tutorial! Parece bem simples pelo método que tu faz... já tentei vetorizar fotos e sempre abandono porque fica horrível! Vou tentar fazer desse jeito! :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    tutorial filé.Eu já sei fazer esse efeito mais tenho certeza que será muito util pra quem não sabe.
    O blog ta lindo.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie ^^
    Postei lá no blog http://loveinteriordesigns.blogspot.com as fotos do seu quarto ^^
    Thanks ;)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Uma época eu vetorizava, acho lindo o efeito, mas agora, se eu tivesse que escolher entre vetorizar uma imagem e vender a minha avó, a velha iria pro black market. Ainda assim, tutorial ótimo ;D

    ResponderExcluir

E aí, o que achou? Deixe seu comentário aqui! =)

Lembre-se de ter bom senso e comentar sobre o assunto post. Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de crítica, desde que seja a respeito do assunto ou opinião abordada, e não ataques pessoais àqueles envolvidos (como eu, outras pessoas que comentaram, ou outras pessoas que citei no decorrer do texto).

Costumo retribuir a todos os comentários, desde que tenham alguma coerência. Me desculpem, mas aqueles que se resumem somente a "Seu blog é lindo! Visita o meu?", terão sua retribuição no mesmo nível!

...

Copyright 2002-2015 - Fernanda Fusco - Todos os direitos reservados

Cópia total ou parcial proibida !

Related Posts with Thumbnails