17 novembro 2008

Rap das criancinhas e Ameaças de crianças

Minha prima, Amanda, logo que foi alfabetizada, queria escrever uma música. Se enfiou no quarto da minha avó, escreveu e trouxe a letra para eu cantar. A idéia era de que, enquanto eu cantava (em ritmo de forró!), ela e mais outra prima, Carol, dançariam. Enquanto cantava, eu chorava de rir; ela ficou irritada, arrancou a letra das minhas mãos e jogou no lixo. Disfarçadamente, fui até o lixo e peguei a letra - que guardo até hoje (deve fazer, mais ou menos, uns 9 anos)!
Segue, com exclusividade, a letra de O Rap das criancinhas por Amanda Fusco! Não colocarei a tradução porque estou com preguiça..


Analisando a letra da música, podemos concluir que a garota já chegara na fase alfabética, conforme os níveis de construção da escrita segundo Emília Ferreiro, pois já entende que a nossa língua é escrita de forma silábica e que precisamos de vogais e geralmente consoantes para escrever uma palavra.

Curiosidade
A intervenção na ortografia da criança se dá a partir deste nível - antes disso deve-se deixar que a mesma construa as suas hipóteses a respeito da escrita. Em outras palavras, se a criança escrever a palavra macaco assim: uiahmdnw, assim: aao, ou ainda assim: mcc, não devemos dizer que está errado. Uma sugestão é que o orientador da mesma diga que vai escrever também e escreva, ao lado, da forma correta. Desta forma, a criança observará como seu orientador escreveu e como ela escreve, entrará em conflito e tentará entender. Também é interessante que o orientador tente entender o porquê de a criança escrever desta forma, por meio de questionamentos.

Para saber mais
+ Revista Nova Escola, Edição Especial: Grandes Pensadores: p. 125, 126 e 127.

Ameaças de crianças
Estava aqui lembrando e rindo (para variar) de algumas "ameaças" que ouvia das crianças do Ensino Infantil para outras. Segue:

Vou contar tudo pra tia e ela vai te deixar no pensamento!

Você não vai mais na minha casa!

Não vou te convidar pro meu aniversário do Hot Wheels!


Pode parar de mexer na minha mochila! Se você quebrar ela, eu... eu... *voz agressiva* eu vou comprar outra!

Podem acreditar: as crianças "ameaçadas" realmente ficam bravas ou tristes!

Mais
Ouvindo: Cinderella - Gypsy Road.
Estou: Em casa.
Pensando: Nada.
Sentindo: Nada.
Teclando: Com ninguém.
Querendo: Nada.
Lendo atualmente: Nada.
Visitando: Nada.

Um comentário: