domingo, 30 de novembro de 2008

Os Saltimbancos e Relações de gênero e sexismo

Os Saltimbancos
Estou super feliz, porque finalmente consegui o álbum completo dos Saltimbancos em mp3! Tenho o LP - pelo qual era apaixonada quando pequena -, porém não sei por onde anda.
Pra quem não conhece, Os Saltimbancos é um musical infantil (montado pela primeira vez em 1977) de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, com música de Chico Buarque, que originou o disco (em 1977), um espetáculo de teatro e até um filme com os Trapalhões (Os Saltimbancos Trapalhões - 1981)!

Como imaginava - descobri em uma pesquisa no Wikipédia - é baseado na história Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm. Quem quiser ler a história, basta clicar aqui, aqui e aqui (retirada do livro Contos de Grimm - Vol. 1: A Bela adormecida e outras histórias, da L&PM Pocket, e escaneada por mim).


Foto do novo musical

Segundo o Guia da Folha Online, o musical voltou e, além de contar com as canções de Chico Buarque, a montagem traz também músicas do filme Os Saltimbancos Trapalhões, e de grupos como Balão Mágico e High School Musical - clique aqui para saber mais.

Relações de gênero e sexismo
Gostaria de agradecer à Aninha pelos comentários no post anterior, já que me fizeram olhar para o tema sob uma outra ótica. Este é o objetivo do blog: trocarmos idéias, independente de sermos contra ou a favor dos diferentes posicionamentos.
Bom, queria deixar claro o que eu quis dizer: sou contra a afirmação "Viva a diferença!" porque enquanto vermos o outro como um ser diferente ainda haverão preconceitos. Devemos ser empáticos e ter respeito por todos, afinal, somos todos iguais: respiramos, buscamos a felicidade, enfim, somos seres humanos!
Resumindo: a idéia nao é uniformizar os povos por meio da aculturação; ou seja, o que os portugueses fizeram com os índios após chegarem ao Brasil: impuseram a sua cultura, julgando-na melhor, mais inteligente e mais civilizada que a dos nativos. Afinal, os portugueses fizeram isso porque tinham a idéia distorcida de que os índios eram diferentes deles!
Outro objetivo era levantar a seguinte questão para refletirmos a respeito: por que é errado ou mal-visto pela sociedade um menino brincando de boneca e uma menina jogando futebol? Enfim, continuem comentando!

Mais
Pensando: "Eu nunca daria uma flauta doce para uma criança!"
Sentindo: Que minha cabeça vai explodir por causa do som da flauta!
Teclando: Com ninguém.
Querendo: Esconder a flauta.
Lendo atualmente: Daniel Defoe - Robinson Crusoé.
Visitando: Nada.

3 comentários :

  1. Agora só falta encontrar a trilha sonora do filme dos trapalhões pra completar o acervo, já que algumas das musicas do filme ficaram com ótimas versões conseguindo em alguns pontos do filme, tornarem-se melhores do que as originais.

    E quanto a perda do LP, hoje em dia você encontra facilmente o CD dos Saltimbancos de Chico Buarque em qualquer loja de Cds.

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi, mas quem sabe em um futuro proximo...rs =]

    Aliás moça, você conseguiu assinar pra mim nas aulas ?!

    Muito obrigado viu, você quebrou um galhão

    Beijos,

    Cezar

    ResponderExcluir
  3. As pessoas devem se tratar igualmente como mesma espécie, mas ainda assim mantendo suas características únicas. A sintese disso tudo seria sermos diferentes sim, mas sabendo respeitar e acima de tudo sermos éticos uns com os outros!
    Como já diria Nietzsche na sua obra O Anticristo, direitos diferentes para pessoas diferentes, e não o clichê dos direitos iguais!
    E como ele completa o pensamento, se todos aceitassem suas diferenças perante a socieade só que mesmo assim, o intelectual respeitasse o operário e lhe desse conhecimento de forma gratuita, todos viveriamos numa sociedade utópica :]

    ResponderExcluir

E aí, o que achou? Deixe seu comentário aqui! =)

Lembre-se de ter bom senso e comentar sobre o assunto post. Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de crítica, desde que seja a respeito do assunto ou opinião abordada, e não ataques pessoais àqueles envolvidos (como eu, outras pessoas que comentaram, ou outras pessoas que citei no decorrer do texto).

Costumo retribuir a todos os comentários, desde que tenham alguma coerência. Me desculpem, mas aqueles que se resumem somente a "Seu blog é lindo! Visita o meu?", terão sua retribuição no mesmo nível!

...

Copyright 2002-2015 - Fernanda Fusco - Todos os direitos reservados

Cópia total ou parcial proibida !

Related Posts with Thumbnails